O poder do pós-venda na fidelização de clientes
Você sabe se seus clientes estão satisfeitos com o serviço que você oferece? Esse é um indicativo importante que pode ser trabalhado no pós-venda.
Em muitas empresas o contato com o cliente acaba logo após a compra do produto ou serviço e isso pode ser um grande empecilho no final do seu funil de vendas, o momento da fidelização.
O que é o pós-venda?
O pós-venda é uma série de atividades de marketing de atendimento ao cliente realizadas justamente após a venda, seja de um produto ou serviço.
Essas atividades podem ser: pesquisa de satisfação, serviços de manutenção, descontos ou promoções para gerar recompra, etc.
A finalidade destas ações é gerar a fidelização do cliente.
A experiência do cliente
A experiência do cliente é o ponto chave!
Quando ele se sente bem atendido e tem uma boa experiência com o local onde efetuou uma compra, a tendência é sempre voltar, indicar para outras pessoas e também elogiar nas redes sociais e outros canais.
Estreitar os laços com o cliente pode ajudá-la a entender mais sobre esta experiência, trazendo até possíveis melhorias.
Utilize informações que você já tem
Você pode aproveitar os dados e informações que tem do seu cliente para criar uma ação personalizada.
Pode ser um envio de e-mail com sugestões, desconto no mês de aniversário, não há limites para a criatividade.
Isso mostra que você se preocupa com seu cliente e reconhece que ele é importante para o seu negócio. Afinal, ser lembrado é sempre muito bom.
Ter clientes fiéis é fundamental, independente do seu negócio ser online ou offline.